Android: Nova função ajuda a combater o Malwares em seu Smartphone


Recentemente, muitos aplicativos passaram a esconder um malware de tela que bloqueava o uso do "botão voltar" de smartphones Android. O resultado disso era que os usuários infectados com este malware não podiam retornar ao menu principal e desinstalar o aplicativo em questão. Quando um aparelho é afetado por este software malicioso, por reflexo, os usuários clicam no botão voltar várias vezes.



Pensando nisso, a equipe do Android implementou um detector de pânico no código do sistema com o objetivo de monitorar continuamente o uso do botão voltar. Assim, o SO Android passa a analisar a frequência na qual o usuário pressiona o botão. Se o usuário rapidamente pressiona o botão de retorno quatro vezes em sequência, com menos de 0,3 segundos entre cada pressão, o alarme de pânico é ativado.


Em seguida, o Android força o desligamento do aplicativo e leva o usuário ao menu principal. Basta então aos usuários desinstalar o aplicativo para erradicar o problema.
O pessoal do fórum do XDA descobriu um novo recurso lançado de forma discreta no Android 7.1 Nougat. Agora temos um novo alarme de pânico que automaticamente identifica um aplicativo malicioso que está tentando assumir o controle do aparelho.
Este novo recurso é uma excelente iniciativa do Google, porém, infelizmente, só está disponível para usuários com um smartphone rodando a versão 7.1 do Android Nougat que correspondem, atualmente, a apenas 0,9% dos usuários.


Fonte: androdipit