O fato é que se a sua conexão não é boa, sua experiência de
jogo está comprometida. E, como vivemos no Brasil, onde as velocidades médias
de internet não são lá grandes coisas, muitos jogadores simplesmente podem se
ver impedidos de acessar seus jogos. E não estamos falando de multiplayer. Explicando:
está cada vez mais difícil ter acesso a um jogo novo sem uma boa internet.
Vamos tomar como exemplo o maior lançamento da semana nos consoles, Gears of War 4.
O game tem mais de 50 GB, tornando o download do jogo impraticável. Segundo o estudo State of the Internet da Akamai, a velocidade média da conexão brasileira é de 4,5 Mbps. Assim, mantendo esta velocidade, o download de o jogo como Gears 4 levaria 24 horas e 40 minutos. Quase 25 horas para baixar um só jogo. Mais de um dia inteiro.
O argumento de que ainda é possível comprar os jogos
em disco também está ficando cada vez mais insustentável. Isso porque as
empresas vendem o disco com jogos quebradíssimos ou simplesmente não-finalizados,
que dependem de patches de atualização gigantes para rodar direito. É
extremamente comum tentar instalar um jogo novo e descobrir que é necessária
uma atualização de 20 GB para fazê-lo funcionar como ele deveria.
Se você
resolver comprar um jogo alguns meses depois do lançamento, a situação é ainda
pior: Halo 5, por exemplo,
tem 46 GB de arquivos em disco, mas as atualizações fazem o game ficar com
quase 100 GB. Se você adquirir o jogo hoje, você tem mais 50 GB de atualizações
para fazer.
A alternativa é permanecer com o jogo quebrado,
cheio de bugs e, muitas vezes, injogáveis. O exemplo recente é No
Man’s Sky, que possuía bugs tão sérios que faziam o jogo fechar
sozinho no PS4. Mafia 3, lançado há pouco tempo, também
está impregnado com bugs de todos os tipos que só devem ser corrigidos com
atualizações gigantescas.
A
tendência é que isso piore com o tempo. Os jogos estão ficando cada vez
maiores, mas as conexões não estão ficando mais rápidas na mesma proporção. A
chegada do PS4 Pro e do Xbox Scorpio, que prometem
games em 4K, vai
tornar os jogos ainda mais pesados e o download cada vez mais impraticável.
Para piorar, ainda há o fato de que a prática das franquias de internet fixa ainda paira no horizonte da conectividade brasileira. Até hoje, os limites propostos pelas operadoras são extremamente restritivos, ao ponto de que um jogo como Gears 4 se tornaria impossível de baixar sem estourar a franquia mensal ou pelo menos comprometer o uso pelo resto do mês.
Então fica o problema: os jogos são feitos por e para
países ricos e desenvolvidos, onde internet de alta velocidade é o padrão. Vai
ficar progressivamente mais difícil para quem não vive nestes países com boa
conexão continuar jogando videogame.