Ferramenta do Facebook para combater falsas notícias começa a ser implementada em outros lugares


Mês passado foi anunciado pelo Facebook algumas medidas para lutar contra a disseminação de notícias falsas em sua rede social. Os EUA foi o primeiro país a receber as novas medidas que combatiam isso e agora a empresa está prestes a propagar sua ferramenta.


A Alemanha, um dos países que mais se preocupam com a propagação de notícias falsas será o próximo passo da empresa de Zuckerberg. O ministro da justiça alemão, Heiko Maas, pediu repetidamente ao Facebook que respeitasse as leis contra a difamação na Alemanha, que são mais rigorosas do que as dos Estados Unidos. Além disso, outras figuras políticas expressam preocupações de que informações irreais possam influenciar as eleições parlamentares de setembro, quando a chanceler Angela Merkel buscará um quarto mandato.



A ferramenta funciona de forma que os usuários possam denunciar possíveis notícias falsas, que irão passar por uma equipe de checagem. As informações que realmente forem falsas serão indicadas como "questionáveis" e não serão 'prioridade' nos algoritmos da plataforma. O facebook.com será atualizado dentro de algumas semanas na Alemanha.

O que achou da ferramenta? Espera que um dia chegue ao Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Olhar Digital