Será o fim da era 3D nas TVs? A Samsung e a LG já começaram a desistir

A Samsung e a LG estão se preparando para diminuir o volume de lançamento de televisores 3D, segundo informações do jornal sul-coreano ET News. Enquanto há indícios de que a Samsung não apresentará novos produtos com a tecnologia, a rival promete diminuir consideravelmente a oferta de TVs com capacidade de reproduzir imagens em 3D.

Um dos motivos e talvez o mais forte para tomar essa decisão é a baixa relevância da TV 3D no mercado atual, com consumidores mais interessados em outras tecnologias e recursos. Entre os exemplos é válido mencionar as resoluções Ultra HD (4K) e a realidade virtual, essa, vista como uma alternativa que substitui o consumo do entretenimento em 3D.


Samsung e LG podem desistir de investir em TVs 3D (Foto: Divulgação/Samsung)

Outro motivo que contribui bastante para a tomada dessa decisão é a falta de conteúdo tridimensional que justifique o investimento em TVs desse seguimento, o que sempre foi um grande empecilho para os consumidores. É possível encontrar alguns filmes em Blu-Ray que podem ser assistidos em 3D, mas o volume de conteúdo disponível é pequeno demais para viabilizar o interesse do consumidor e a consequente popularização da tecnologia. Outra dificuldade, vista como causadora da baixa popularidade do 3D em televisores, são as limitações técnicas: para muita gente, a ideia de usar óculos para ver TV em casa acabou não pegando.



O ET News cita que um executivo da LG afirmou que a oferta de televisores 3D cairá 20% e que a tecnologia ficará restrita a aparelhos top de linha. Em relação à Samsung, representantes da marca afirmaram não poder entrar em detalhes sobre a questão por conta das estratégias de lançamentos da empresa. Entretanto, fornecedores revelaram que a Samsung não encomenda mais os óculos 3D usados nos seus televisores, já faz algum tempo.

Você utiliza bastante esse recurso em sua TV ou pretende utilizar um dia? Deixe sua opinião ai nos comentários! 




Fonte(s): ET News, Ubergizmo