Em queda livre, TV por assinatura perde 500 mil usuários


A expansão dos serviços over-the-top (OTTs) e o agravamento da crise econômica no país continuam impactando a TV tradicional. Prova disso é que o mercado de TV por assinatura perdeu meio milhão de usuários em apenas quatro meses, numa das maiores crises já enfrentadas pelo setor nos quase 25 anos de operação no Brasil.

Todas as operadoras registraram queda no período. Pela primeira vez, NET e Claro fecharam um mês com menos de 10 milhões de assinantes (9.989.447, ou 97.817 a menos do que em outubro), embora elas tenham ganhado participação no mercado de TV a cabo em novembro (foram de 52%, em outubro, para 52,12%). A Sky, segunda maior operadora do país, registrou redução de 67 mil em sua base e fechou o mês com 5,4 milhões de pagantes.

Esta não é a primeira vez que a indústria brasileira de TV por assinatura sofre uma perda acima de 500 mil consumidores. Em 2003, por exemplo, o mercado perdeu 300 mil usuários. No entanto, a base de assinantes naquela época era inferior a 4 milhões de domicílios, e como o setor é muito mais sólido atualmente, os efeitos dessa redução no número de assinantes são maiores porque mais pessoas possuem esse tipo de serviço em suas casas.

Fonte: canaltech