Aplicativo malicioso invade Android mesmo que o usuário rejeite



 Essa vai para aqueles usuários mais descuidados que instalam aplicativos de lojas não oficiais. A Lookout, empresa de segurança móvel, descobriu que aplicativos modificados foram postados nessas lojas para exibir publicidade forçada nos aparelhos. Esses aplicativos são chamados de adwares e fazem parte de uma 'familia' conhecida como Shedun, explica o Ars Technica.

 Durante a instalação, os aplicativos com Shedun, tentam enganar as pessoas para fazer com que elas concordem em dar o controle ao aplicativo sobre o Serviço de Acessibilidade do Android, que foi desenvolvido para dar formas alternativas de interação para usuários com deficiência visual. Com essa permissão o aplicativo pode agir no aparelho pelo usuário. Logo, quando a pessoa estiver escolhendo instalar outro aplicativo, por exemplo, ela poderia simplesmente não seguir com a instalação, mas, o Shedun pode ler o texto na tela para descobrir se contém um comando de instalação e rolar até a opção que concorda com a instalação, isso tudo sem o usuário tocar na tela. 


Do mesmo jeito que os outros aplicativos maliciosos, esse só age com aplicativos que são encontrados fora da Google Play. Fique sempre atento para os aplicativos que você pega fora da loja da Google.



Escrito/Editado por: Pablo Rodrigo