Muitas das configurações que aplicamos em nossos aparelhos acaba prejudicando a vida útil da bateria e fazem com que a carga se esgote mais rápido, para poder usar o seu aparelho por mais tempo no seu dia-a-dia sem precisar colocar ele toda hora no carregador, iremos sugerir alguns métodos. De acordo com o AndroidPit existem três maneiras que ajudam bastante.
1° Brilho Automático
Apesar de algumas vezes a função ser sofisticada o bastante para produzir um efeito agradável, ela não é capaz de selecionar uma condição ótima no que diz respeito ao consumo de energia. Com efeito, o brilho mínimo com que cada pessoa pode se acostumar varia grandemente.
Configurar manualmente o brilho para um valor baixo irá aumentar consideravelmente a duração da sua bateria, e a plataforma Android tornou seu ajuste bem simples, já nas Configurações Rápidas do seu smartphone (ou então em “Configurações > Tela > Brilho”).
2° Duração da luz de fundo
Quase todos sabem que a tela é uma das maiores devoradoras de energia num smartphone Android, O ajuste de “duração da luz de fundo” determina quanto tempo sua tela permanecerá ligada depois do uso. Qualquer intervalo maior do que 30 segundos, na nossa opinião, representa um desperdício de preciosos miliampéres/hora.
Não se preocupe com os aplicativos que exigem um longo período de tela ativa, como jogos ou readers de ebooks. Eles manterão sua tela ativa mesmo que a configuração seja para um período curto.
3° Widgets e aplicativos em segundo plano
Os widgets são notórios assassinos de bateria, realizando atualizações em segundo plano impiedosamente. Você não precisa abrir mão completamente dos widgets, mas pode fazer um uso mais inteligente deles. Um serviço de tempo, por exemplo, não precisa atualizar a cada hora (duas vezes por dia são suficientes). Os melhores aplicativo oferecem a opção de configuração de intervalos de atualizações e downloads. Evite os que não oferecem essa opção, pois eles são os verdadeiros vampiros da sua bateria.
Fonte: androidpit